Em dias que cada canto desse reino particular tem sido aproveitado como nunca, a cozinha, com certeza, assume seu protagonismo. Conheça a seguir ideias de projetos e, na seção Design Visual, dezenas de lançamentos em eletros, acessórios e e acabamentos para modernizar e aproveitar ao máximo o ambiente. Inclui novidades da Expo Revestir 2020.

POR VIVIANE FREITAS

BIBIANA MENEGAZ – Arquiteta

O contraste entre os armários de cor sóbria em tom grafite com a parede que imita tijolos rústicos forma o conceito contemporâneo acolhedor desta cozinha, criada pela arquiteta Bibiana Menegaz para o apartamento de um jovem solteiro, localizado em Lajeado (RS). “A amplitude de 30m² e a total integração com a sala de jantar permitem que o proprietário coloque em prática sua paixão gourmet na hora de receber amigos”. A iluminação técnica e pontual, a exemplo de pendentes de visual industrial, completam a personalização.

FOTOS ANDRÉ BASTIAN

Mesa em melamina Ônix chanfrada, com tampo de vidro e pés de inox. Cadeiras Luna, de Marcelo Ligieri, para a Casiere.
O painel de vidro reflecta prata entre o revestimento Giorgio Brick, da Portobello, dá um toque sofisticado ao ambiente. Um recorte comporta a TV, visível apenas quando ligada.
Preenchendo cada canto com funcionalidade, os armários combinam os padrões os padrões Ônix e Savana. Bancadas de quartzo Charcoal Soapstone. Detalhe do recorte para embutir o filtro no armário alto com abertura frontal.
A abertura de portas e gavetas pelo sistema de fecho toque ou por puxadores tipo cava contribui para o visual minimalista do mobiliário.

DANIELLE GARROS – Arquiteta

Para conceber esta cozinha de 18m², para um casal com dois filhos, residentes em Porto Alegre (RS), a arquiteta Danielle Garros contou com a participação especial do morador, “chef” da família. “Foi ele quem escolheu os melhores eletros para compor esta área tão especial do apartamento”, conta ela. As linhas retas de mobiliário e bancadas denotam o estilo contemporâneo clean. Nos detalhes, o aconchego, pensado para momentos de compartilhar, sobressai em revestimentos e texturas, como no usado na churrasqueira, tipicamente integrada ao ambiente de um lar gaúcho.

FOTOS MARCELO DONADUSSI

O pendente orgânico da Accord ilumina a mesa de madeira com cadeiras de fibras do jantar, conferindo o aconchego em meio à concepção clean.
A disposição de bancadas forma duas ilhas: uma para cocção e outra para socialização. Tampos de quartzo branco e armários padrão Hunter.
O amadeirado Malbec Amaro reveste o balcão de uma das ilhas. A churrasqueira foi revestida com porcelanato Dark e conta com borda de quartzo unsui e tamponamento de thermo door bronze.
A parede com revestimento Dyamante, da Castelatto, exibe triângulos justapostos lembrando a lapidação de um diamante.

LINEASTUDIO – Arquiteturas

Este lindo anexo com espaço gourmet, composto por estar, cozinha e lavabo, foi criado pela Lineastudio para servir de apoio à área de piscina de uma residência localizada em Santa Maria (RS). “Conta com 40m² mais a varanda e fica num jardim generoso com vista para os morros da cidade”, dizem os profissionais. Construída do zero, a edificação realiza o desejo do casal proprietário, que queria um refúgio aconchegante para receber amigos e usufruir melhor do entorno da piscina.

FOTOS CRISTIANO BAUCE

O anexo gourmet surge integrado ao paisagismo como espaço de convivência próximo à piscina preexistente. Na varanda, poltronas Estio, de Guilherme Wentz para Saccaro.
A lareira tipo salamandra, metálica na cor preta, garante o uso do anexo mesmo nos dias frios, comuns na região Sul.
Bancadas, revestimento da churrasqueira e tampo da mesa de granito preto São Gabriel. Para iluminar, pendentes Lisse.
A lâmina de louro-freijó foi escolhida para armários da cozinha e do estar. Sofá Sweel e banquetas Palladio, ambos da Saccaro.

STUDIO FK – Arquitetura

A reforma conduzida pelas arquitetas Fabiola Schuck e Karla Schmuck numa cobertura em Porto Alegre (RS) transformou o piso superior do imóvel neste convidativo espaço gourmet com sala de estar. Os 55m² integrados são o point onde o casal de empresários recebe os filhos já casados e promove seus eventos. “O ambiente também foi projetado para refeições diárias, refúgio para descanso, leitura e filmes”, detalham. Síntese das atuais cozinhas contemporâneas, revela o mix do despojado levemente industrial com toques sofisticados e traz um layout que sociabiliza o ato de cozinhar, ao acoplar a área de preparo à mesa para servir.

FOTOS HENRIQUE AMARAL

O mobiliário foi projetado em três padrões de melamina: Gianduia Cristallo, amadeirado Elmo Suíço e Preto Carbono. Nas luminárias, spots e pendentes que facilitam o deslocamento e acréscimo de unidades.
Uma caixa feita de quartzo branco envolve a máquina de lavar louça, que fica escondida sob a mesa acoplada, e forma o volume que sustenta cooktop e pia. Mesa de melamina Elmo Suíço com tampo de vidro transparente e cadeiras de palha preta Ares, da Tok Stok.
A estrutura em “L” com portas de correr garante isolamento dos ambientes integrados. Quando abertas, as de vidro levam à escada. Já as de espelho revelam a cristaleira de apoio à cozinha (detalhe nas páginas anteriores).
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário