O polo moveleiro de Bento Gonçalves, maior do Brasil em faturamento e número de peças produzidas – também foi duramente atingido pelos efeitos negativos na economia provocados pelo novo coronavírus. Vinicius Benini, atual presidente do Sindmóveis, fala da crise mas, principalmente, de expectativas pós-pandemia.

POR VIVIANE FREITAS FOTOS DIVULGAÇÃO

Como o setor moveleiro da região foi afetado pela pandemia?

Os meses de março e abril foram provavelmente os piores da história para o setor. Já o mês de maio mostrou uma leve diminuição nas perdas. No acumulado de janeiro a maio, a queda foi bastante considerável, com faturamento de R$ 656,9 milhões, 7,9% a menos que no mesmo período do ano passado. As empresas que vinham trabalhando no online foram as menos prejudicadas, inclusive no que se refere a exportações. Podemos até dizer que faturaram mais em relação ao mesmo período de 2019. Tivemos uma questão logística que atrasou as entregas, mas, de fato, quem utiliza e-commerce está se saindo bem nesse momento.

Quais são as estratégias adotadas na atual situação como forma de impulsionar o setor durante a pandemia e para um cenário pós-pandemia?

A nosso ver, esse é o momento de colaborar, estreitar as parce-rias e ser sensível ao cenário. O Sindmóveis trabalha levantando oportunidades para o setor e uma delas está no e-commerce. Quem se preparou anteriormen-te para o e-commerce terá uma posição de dianteira. Quando a retomada ocorrer, o ponto físico também passa a ser muito im-portante. O varejo e a indústria têm que estar alinhados para en-tender o momento do consumo. Acreditamos que o pior ficou para trás. No segundo semestre, a tendência é uma lenta normali-zação, no sentido de as taxas de crescimento pararem de cair.

Uma das medidas tomadas pelo Sindmóveis foi postergar a MovelSul e o Salão Design, que aconteceriam em setembro deste ano, para março de 2022. Como os participantes reagiram à medida?

A opinião consensual é de que o adiamento foi a melhor decisão. A Movelsul Brasil, que é considerada a maior feira de móveis da América Latina para o lojista e importador, tem um público de profissionais vindos de mais de 30 países. Nesse momento, coube priorizar a saúde e bem-estar de todos, bem como da comunidade regional.

O que os lojistas, participantes e consumidores podem esperar de novidades no Salão 2022?

Esse é um período bastante preliminar em que ainda estamos estudando a realização de uma mostra de vencedores em 2021. Estimamos abrir as inscrições para o
24º Prêmio Salão Design em meados de agosto do próximo ano e enquanto essa campanha estiver sendo preparada é que a organização do prêmio define novidades e propõe as mudanças que julgar necessárias.

Falando em novidades, como será a parceria para criação do primeiro Salão Visual&Design, a ser realizado em junho de 2021?

Consideramos que seja uma iniciativa importante e pertinente da revista Visual&Design. O Sindmóveis sempre apoia ações de agregação de valor ao setor de móveis. Isso contribui para a indústria moveleira, para o desenho brasileiro e amplia a percepção das pessoas para esse mercado. Porto Alegre tem total condições de receber uma semana de design como essa proposta e torcemos para que seja uma grande fonte de inspiração. Seremos um parceiro na divulgação da iniciativa a todos os públicos aderentes com o mercado de design.

Balcão Lazo, dos uruguaios Clarisa Bielawski, Ernesto Fasano, Pablo Jaime e Florencia Martínez Sámago. Venceu a categoria Desafio do uso de painel – profissional. Feito de uma placa de seis milímetros, usinada por tecnologia CNC, resultou numa peça leve com efeito moiré.

O Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves

(Sindmóveis), fundado em 1977, representa 300  indústrias dos municípios de Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira e Santa Tereza. Muitas exportam para cerca de 50 países, como Estados Unidos, Uruguai e Peru, respectivamente maiores compradores. Para atender isso, criou o Projeto de Exportação Orchestra Brasil, que fomenta exportações da indústria. Além de feiras, como a Movelsul, e oportunidades

de qualificação, a entidade promove ações permanentes e programas de apoio para os associados. Junto ao poder público, defende a consolidação de uma política econômica justa para a cadeia produtiva. Também acredita e investe no design como diferencial competitivo. Face a isso, em 1988 lançou o Prêmio Salão Design (nas fotos, alguns vencedores de 2020)  e, mais recentemente, o Projeto Raiz, que fomenta as exportações para designers brasileiros. Atuando no sindicato desde 2014, Vinicius Benini, com 32 anos, é o mais jovem presidente na história do Sindmóveis. Graduado em Comércio Internacional pela PUC/RS, possui MBA em Marketing com Ênfase em Vendas (FGV).

www.sindmoveis.com.br

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário