A estação mais energizante chega e com ela o desejo e o prazer de curtir dias longos e ensolarados e a natureza que chama para fora. Mas, num ano tão atípico, devido à pandemia, viajar ou passear em parques fica mais restrito, e a casa se concretiza como o mais importante refúgio de verão. Devido a esse panorama, excepcionalmente nessa edição, o tradicional especial não se limita apenas às residências praianas. Seja num cenário urbano, no condomínio ou até em alto-mar, os projetos a seguir têm pontos em comum para aproveitar as altas temperaturas: jardins maravilhosos e aromáticos; piscinas de águas límpidas e espaços externos para lazer e comunhão. É o caso desse lindo conjunto, assinado pela arquiteta Gilda Meirelles. “Oferecer a possibilidade de desfrutar de momentos ao ar livre; se valer do verde da parede viva, que traz a sensação de acolhimento, e da integração entre os espaços, que permite o convívio ideal da área externa, sem delimitações físicas, torna a residência um refúgio perfeito”, conta a arquiteta Alessandra Gandolfi sobre seu projeto mostrado na sequência. Se é para ficar em casa, que o conforto e o relaxamento possam superar as expectativas. Inspire-se e aproveite para por em prática alguma das sugestões. Os lançamentos em peças outdoor. na coluna Conceito Visual, são uma opção para promover grandes mudanças.

POR VIVIANE FREITAS

Desenvolver um projeto arquitetônico que acompanhasse a inclinação do terreno, sem que a casa tivesse muitas escadas, foi um desafio cumprido pela arquiteta Gilda Meirelles, nesta residência de condomínio, localizada em Bragança Paulista (SP). Por ser muito inclinado, o terreno possibilitou a criação de módulos em níveis diferentes, separando a área íntima da área de serviço e social e, ao mesmo tempo, criando uma integração com o local, o que dá a sensação de que a casa brota de seu entorno. “Os proprietários, um casal jovem com filhos pequenos, buscavam um espaço confortável com ambientes integrados”, conta Gilda. Assim, os 850m² comportam cinco suítes, salas ligadas ao terraço – que acomoda a área de estar e gourmet – e muito espaço para descanso e convívio.

FOTOS EVELYN MÜLLER

Materiais como pedra, madeira e muito vidro, que ajudam a criar uma conexão com a piscina e o entorno, se destacam.
A cobertura em telhado plano, da Alwitra, sobre estrutura metálica, propicia a criação de grandes planos com amplos beirais, importantes para proteger do sol e da chuva. A iluminação do jardim, da Castilha, fornece um efeito único ao conjunto.
O paisagismo da Cate Poli complementa o projeto, com espécies cultivadas em perfeita sintonia com a vegetação nativa. Contar com a vista da mata na maior parte dos ambientes internos é outro diferencial do projeto
(detalhes na página direita).
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário