POR VIVIANE FREITAS FOTOS ARTUR PRETTO Ventos mais gelados já sopram nos meses de Outono, lembrando que é hora de preparar a casa para o Inverno. Além de equipamentos fixos, como aquecimento, ar-condicionado quente e lareiras, recursos alternativos – que podem ser agregados de acordo com a estação – ajudam a aquecer e conferir mais charme para os dias de confinamento. “Tapetes, mantas, almofadas de  tricô ou pele são perfeitos para quebrar o friozinho”, sugere a designer de interior Anna Benoit do escritório Anna Interior Design.  São delas os lindos projetos exibidos a seguir, onde a lareira a álcool é protagonista. Prática e fácil de instalar, já que não demanda dutos, traz calor e a magia das chamas para qualquer espaço. Mas atenção: por ser alimentada por combustível líquido, exige cuidados extras no manuseio.
Com vista do bairro Americano, em Lajeado (RS), a varanda da cobertura de 19 andar recebeu sofá Ayty Açu, da Saccaro, feito de Garapeira. A lareira a álcool tem volume de mármore exótico Copacabana e reina no ambiente perfeito para contemplação criado para o casal de aposentados.
Na residência de um casal de empresários, em Lajeado (RS), o espaço para receber tem lareira a álcool de porcelanato Black Marmo polido, da Decortiles. Manta de pele de cabra da Mangólia.
O mármore importado Arabescato Orobico do painel da TV compõem com quartzo Noka Suede, usado no volume da lareira a gás com pedras vulcânicas e controle de acendimento. O acabamento perfeito faz conjunto com a composição de mesas de centro Magano, da Saccaro, no estar da cobertura em Lajeado (RS).
O casal de empresários com dois filhos queria um refúgio em Gramado (RS) que fosse a cara da cidade, conhecida pelos ares europeus e aconchego serrano. Na composição, painel da TV de placas de couro Lazard cor café, do Empório Beraldin. Volume da lareira a gás com pedras vulcânicas de quartzito Bronzita. Sobre o tapete indiano de juta, lã e algodão, pufe de pele sintética e manta de tricô. Cortinas de linho da Andrea Feine.
Esse cantinho aconchegante, disputado pelo casal e as trigêmeas, oferece total contemplação do bairro Florestal, em Lajeado (RS). Instalado na sala de estar, tem banco equipado com futon de veludo, almofada e manta de tricô. As gavetas abaixo são perfeitas para armazenamento
Quem gosta sabe: frio combina muito vinho! Por isso, adegas são outro elemento que valem o investimento para a estação. Essa climatizada, com capacidade para 363 garrafas, fica próxima ao espaço gourmet de uma residência em Lajeado.