POR VIVIANE FREITAS

A relação do ser humano com o banho é antiga e cultural. E, de certo modo, cíclica: de curto a demorado, o tempo que se passa no banheiro tem sido abreviado ou prolongado conforme os períodos por que passa a própria história. Dos mais antigos hábitos regulares de gregos, romanos ou dos egípcios, que se banhavam até três vezes ao dia, ao repúdio ao banho nos séculos XVI e XVII, chega-se à era da popularização apenas em 1930!

E o momento é ainda mais atípico: em plena pandemia, e com a valorização do ficar em casa, o banheiro passa a ser ainda mais usado e usufruído. Felizmente, a arquitetura e a decoração transformaram esses espaços em verdadeiros spas particulares. Amplos, configurados em suítes nas versões Ele e Ela, com banheiras de hidromassagem, televisão – piso, toalheiro e até bacias sanitárias com assentos aquecidos – as atuais versões superam em muito as centenárias hamans dos muçulmanos, as mais luxuosas casas de banho que se têm notícia.

Para abordar o tema, a Visual&Design selecionou 08 projetos que mostram novidades em cores, layouts e metais. O branco continua o tom preferido, exatamente por estar associado à sensação de pureza. A neutralidade também destaca outra tendência, a combinação com o dourado dos metais, disponíveis em versões envelhecidas, rosés, e ainda com preto mate.

Mármores, granitos, quartzos e porcelanatos continuam sendo usados com força nesses ambientes, ainda mais agora, com a preferência pela cuba esculpida no próprio material da bancada. “É um recurso que permite infinitas possibilidades. O ralo e o escoamento de água ocultos contribuem para espaços com visual moderno e limpo, justamente pela cuba ser feita sob medida. Mas cuidado ao escolher o material: pedras mais claras e naturais tendem a manchar, e é essencial impermeabilizar o mármore. O granito é mais resistente e mancha menos; os quartzos possuem acabamentos mais uniformes, brilho e baixíssima absorção. O porcelanato, mais em conta, também pode ser usado, sendo fácil de manter e limpar”, sugerem as arquitetas Paula Passos e Danielle Dantas, do escritório Dantas & Passos.

Como em decoração existe tendência mas não existe regra, personalizar esse espaço tão íntimo com matizes vibrantes ou ideias ousadas também é possível. Confira a seguir.

MARÍLIA VEIGA – Para o maior apartamento em metragem em São Paulo (1200m²), banheiros grandiosos. Assim, a designer de interiores Marília Veiga concebeu a sala de banho da proprietária com a banheira da Interbagno num espaço especial e envidraçado, com vista privilegiada da metrópole, onde é possível relaxar e admirar o luar. No piso e paredes, revestimentos SmartStone, da Colormix, com sintonia de cores e veios, em especial na área do chuveiro individual. Penteadeira em laca da Ornare. No banheiro Dele, os mesmos revestimentos, só que agora numa cor mais sóbria nas paredes. A bancada é totalmente de Corian com a cuba esculpida. Nos dois espaços, os espelhos têm iluminação especial, antiembaçante, automação com som e toalheiro aquecido.

Fotos Daniel Veiga

PROJETO PRISCILA MULLER

O projeto espelhado dessa sala de banho “Ele e Ela”, com bacia sanitária, cuba e chuveiro individuais, torna a planta prática e luxuosa, onde prevalecem aproveitamento de espaço e uso de materiais nobres como o mármore Calacatta Vagli, da NPK. As cubas de apoio ficam sobre a bancada de limestone Monclair, que formam uma espécie de ilha para as pias, delimitadas apenas pelo espelho entre elas. A banheira de imersão é a Massaud, da Axor. Ar-condicionado, toalheiro e piso aquecido completam as comodidades da experiência de relaxamento criada pela arquiteta Priscila Muller.O projeto espelhado dessa sala de banho “Ele e Ela”, com bacia sanitária, cuba e chuveiro individuais, torna a planta prática e luxuosa, onde prevalecem aproveitamento de espaço e uso de materiais nobres como o mármore Calacatta Vagli, da NPK. As cubas de apoio ficam sobre a bancada de limestone Monclair, que formam uma espécie de ilha para as pias, delimitadas apenas pelo espelho entre elas. A banheira de imersão é a Massaud, da Axor. Ar-condicionado, toalheiro e piso aquecido completam as comodidades da experiência de relaxamento criada pela arquiteta Priscila Muller.

Fotos Eduardo Macarios


ANA PAULA FREITAS
Duas propostas apresentadas pela arquiteta Ana Paula Freitas revelam as diversas possibilidades de projetos de banheiros num mesmo imóvel. Na primeira, no lugar onde tradicionalmente ficaria um espelho, a opção foi pendurar uma foto marcante do acervo do morador. As cores predominantes fazem par perfeito com o balcão ripado de melamina Louro-freijó. A bancada é de mármore Calacata e ao fundo, na área reservada com bacia sanitária, papel de parede com folhas de palmeiras azuis. Já para a suíte máster, o tom monocromático do branco do porcelanato Bianco Di Elba, da Porto Bello, e da bancada de quartzo com cuba esculpida é realçado pelo dourado visto nos metais, na moldura do espelho e na estante suspensa. A banheira dupla é a Zen, da Axel
Fotos Gabriel Konrath

LS ARQUITETOS

Na reforma total feita nesse banheiro pela LS Arquitetura, apostar em cores alegres e numa linguagem retrô foi fundamental para criar algo bem personalizado. O conceito é visto no revestimento das paredes, que receberam tijolinho Liverpool Acquamarine (Portobello), e nos metais dourados. O desenho do balcão, feito pelo escritório, combina o padrão Freijó Puro com a bancada de mármore branco Paraná, mesma pedra usada na banheira Maxifibras. Solução bela e funcional, o painel ripado Cinza Asti, que fica sob a TV e o espelho, é, na verdade, um armário aéreo.

Fotos Cristiano Bauce

PROJETO CALIOLO

Um luxo esse banheiro de suíte máster da Caliolo Design. O mix branco/dourado é visto no revestimento, primorosamente instalado de lâminas sintetizadas de mármore Calacata Gold, e nos demais elementos que se unem em perfeita sinergia. A cuba única para o casal, mas ampla, fica moldada na bancada de quartzo branco, com o misturador instalado na lateral. Os demais metais (Rose Gold da Deca) seguem o tom. Destaque para o box com portas de correr sobre roldanas e para a banheira, da Jacuzzi.

Fotos: JP imagem

Projeto: OSVALDO SEGUNDO

Esta sala de banho, exibida na CasaCor Santa Catarina 2021, integra a suíte Suna, concebida pela Osvaldo Segundo Arquitetos. A banheira de imersão recebeu o banco Mocho, de Sérgio Rodrigues, para apoio, bem como uma prateleira baixa de seis metros para velas. O teto baixo com painéis no tom de carvalho ajuda a aquecer o ambiente. Na bancada de mármore branco Paraná levigado, louças e metais assinados por Jader Almeida para a Deca. A iluminação contribui para o clima de relaxamento, com o espelho retroiluminado, pontuado pela arandela Antígone, de Waldir Junior. Para revestir as paredes, a opção foi um “papel de parede líquido”, produzido com algodão, seda, fibras de celulose, aditivos minerais decorativos e seguros para o meio ambiente. Antialérgico, antifogo e com boa acústica, ainda reproduz a cor que dá nome ao espaço: areia, em japonês.

Foto: Lio Simas

Projeto Dantas & Passos

Cada vez mais em alta nos projetos de banheiros, a cuba esculpida, também conhecida como cuba escavada ou moldada, dá nome às pias elaboradas pelo próprio material da bancada que escondem todo o escoamento de água. Essa da foto, em projeto da Dantas & Passos Arquitetura, é de mármore travertino romano estucado, acompanhando o mesmo material de piso e rodapé para trazer integração visual.

Foto: Maura Mello

Projetos gêmeos, com ducha e cuba dupla, têm sido comum para projetos de casais. Mas também podem ser opção para banheiros compartilhados entre irmãos. Essa foi a proposta do projeto “3 irmãs”, do escritório Donna Arquitetura. O porcelanato Confete, da Ceusa, é o protagonista do ambiente. Inspirado no Carnaval de Roma, o revestimento com granilites coloridos traz alegria e personalidade para o espaço pensado para crianças, mas que se perpetua para quando forem adolescentes. Metais pretos criam ponto de contraste.

Fotos: Donna Arquitetura
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário