Edição impressa e digital será lançada durante o seminário “O design e a Cidade” no IED – Instituto Europeu de Design!

No dia 05 de março, a partir das 19 horas será lançado o Guia SP Design, uma realização da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio do ProAC (Programa e Ação Cultural São Paulo), com patrocínio da Tok&Stok e apoio do IED e de Arc Design. Trata-se de um guia sobre a cidade com o olhar conduzido pelo design, que brinda seus cidadãos com criações belas, inovadoras e úteis, ao mesmo tempo.

Os espaços e temas destacados vão muito além dos aspectos formais e estéticos dos projetos. Este Guia traz lugares de interessepara quem quer conhecer, comprar, vivenciar ou estudar design. Mas também trata do design da cidade, da megalópole que não pára e se transforma a todo tempo. “Mostramos as escolhas recentes, as novas tecnologias e as conexões que afetam a nossa vida urbana, destacando o potencial do design para contribuir com soluções criativas e eficazes para superarmos os grandes desafios que nossa sociedade tem pela frente”, explica Cristiano Barata, idealizador da obra.

Segundo Stefano Carta Vasconcellos, diretor acadêmico do Instituto Europeu de Design (IED) Brasil, não existe instrumento melhor do que um guia, um mapa, que possa nos ajudar a encontrar e descobrir novos caminhos. Em um total de 168 páginas. o Guia SP Design apresenta uma seleção de textos que abordam o Design e a Cidade. Além disto, dividido por regiões de São Paulo e com um mapa indicativo, traz uma seleção de espaços públicos e privados (lojas, ateliês, galerias e outros), onde se pode ter contato e usufruir do bom design na cidade.

Seminário O Design e a Cidade

O lançamento do Guia SP Design contará com um seminário especial na sede do IED – Instituto Europeu de Design (R. Maranhão, 617 – Higienópolis, São Paulo), a partir das 19 horas. A aberturaserá feita por Stefano Carta Vasconcellos e Cristiano Barata. Em seguida,Francisco Albuquerque, coordenador da pós-graduação em Design Estraégico do IED, aborda o tema “Um Panorama sobre Future/Smart Cities” . Camila Romano, head de marketing do Colab – rede social com foco em Cidadania e Gestão Participativa de Cidades – fala sobre “Engajamento Cidadão”.

Para debater sobre o tema Design para a mobilidade, serviços e espaços públicos foram convidados:

  • Fernando Nogueira – “Experiências de Inovação na Prefeitura de SP” – Pesquisador, Ativista em Inovação Pública e Profesor da FGV. Atuou como Coordenador do Mobilab – Laboratório de Inovação Aberta da Prefeitura de SP até fevereiro de 2020.
  • Barão di Sarno – “A Cidade Precisa de Você” – Designer, futurista e ativista, atua em projetos focados na construção de futuros mais humanos e sustentáveis. É vice-presidente do Instituto A Cidade Precisa de Você, coletivo que visa melhorar a vida nas cidades através da ativação de espaços públicos.
  • Uriel Jaroslawiscki – “Quicko: Roteirização intermodal” – Head de Produto e Tecnologia na Quicko, start up de serviços para mobilidade

O evento será finalizado com debate e questões do público com moderação de Fabiano Virgínio, diretor do Centro de Inovação do IED Brasil.

Este evento é gratuito, bastando realizar inscrição pelo site: http://ied.edu.br/sao_paulo/evento/ied-parla-o-design-e-a-cidade/

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário