2º Prêmio Visual Design
Casas – Prata

O plano era construir uma casa de veraneio para se refugiar em momentos de folga, mas os moradores, um casal jovem com dois filhos, gostaram tanto do resultado que fizeram do endereço – na Praia do Rosa (SC) – sua morada definitiva. Afinal, um dos pedidos listados por eles é de que a construção valorizasse o máximo a natureza do entorno e que se adaptasse ao terreno existente. Diante de um cenário tão sereno e bonito e acomodados na morada moderna e aconchegante que sonharam a mudança foi inevitável. “O projeto buscou integrar a arquitetura com a paisagem existente, respeitando o relevo, as pedras e as espécies nativas do local, resultando em uma casa aberta para o paisagismo exuberante. Nestas circunstâncias, foi projetada tendo como diretrizes a inclinação do terreno e a vista privilegiada para a Lagoa de Ibiraquera. Foram usados extensivamente materiais naturais como pedra, madeira, concreto aparente e palha natural”, explicam os arquitetos Pedro Henrique Massuco e Hélio Pedroso de Freitas, que assinam o arquitetônico e o projeto de interiores.

A fachada de ares mais
rústicos, é composta basicamente de tijolo, madeira e vidro. Para o paisagismo foram mantidas as espécies nativas.

Além dos 210m² de área construída, a residência conta ainda com mais 190m² de deck que contornam todo o seu perímetro, gerando uma sensação de amplitude. Cômodos como suíte, quartos, cozinhas, salas e banheiros ficam nesse nível. Na parte debaixo, fica o espaço multiuso, com mesa de sinuca, sofás que viram camas, mais um banheiro e uma minicopa. Na escolha de acabamentos e materiais, itens que remetem ao viver no litoral, mas que se encaixam bem em qualquer rotina, como o forro da sala e do quarto de casal, revestido de palha natural junto com ripas de madeira, reforçando o clima praiano da casa.

Pendentes de palha comprado nas lojas de Garopaba iluminam a mesa da cozinha, executada em concreto branco no próprio local.
Destaque para o teto de palha com vigamento de Itaúba, que fica iluminado por refletores instalados no forro rebaixado da
cozinha. A lareira, revestida de seixo rolado, é ideal para os dias de inverno catarinense.
Com vista para a Lagoa de Ibiraquera o quarto do casal recebeu cabeceira de Tauari, mesma madeira
usada na bancada do banheiro, visto ao fundo e fechado com cortina quando necessário. Tapete de
kilim e, na varanda, espreguiçadeira de rattan.
Deck com piscina de 24m².
A área social, totalmente integrada com a cozinha, é rodeada por esquadrias de correr de PVC preto, que se abrem para os decks que circundam todo o ambiente.

FOTOS CRISTIANO BAUCE

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário