2º Prêmio Visual Design
Comercial/Corporativo – Ouro
Do conceito, ao visual e ao próprio nome, tudo neste projeto está à frente de seu tempo. Com 600m², o centro multifuncional UFO Space, localizado no ParkShopping de Canoas/RS, não visa ser apenas um endereço de coworking, mas sim uma plataforma empreendedora que reúne mentes diferenciadas num mesmo espaço de inteligência coletiva, capaz de impulsionar a geração e o desenvolvimento de negócios. O nome UFO vem da sigla em inglês Unidentified Flying Object, ou seja Objeto Voador Não-Identificado (OVNI). Já a inspiração partiu de ambientes de inovação e coworkings europeus, com referências na arquitetura sueca e escandinavatrazidas também pelos dois sócios do empreendimento – e na busca pelo até então desconhecido. E aí justificando o próprio nome. “A adoção de materiais urbanos e industriais como metal, pedra e madeira, de maneira criativa, destacando-os em sua forma pura e inalterada, ajudou a formalizar o conceito UFO. E pode ser visto no concreto de paredes laterais e no piso, na parede de aço, nas ‘pedras antigravitacionais’, que captam o sentido de Espaço Sideral, e nas luminárias circulares que foram deslocadas e rotacionadas para dar a sensação de OVNIs”, explicam os arquitetos Guilherme Busin, Francisco Tubino e Matheus Stringhini, que assinam o projeto desta primeira sede, com auxílio de Lucas Dutra.
O layout e a hierarquia de espaços também foram desenvolvidos para favorecer a integração sem comprometer os momentos mais particulares, com características marcantes nas questões funcionais, conceituais e de contextos físicos. Na fachada, um muro de gabião, composto por módulos metálicos preenchidos com pedras “flutuantes”, se posiciona como elemento estruturador e unificador. A cortina de aço e pedra percorr longitudinalmente todo o imóvel, dividindo as salas de reuniões e os escritórios dos ambientes compartilhados, como o café, a bancada de trabalho e a arquibancada. Ao longo de toda sua extensão acolhe nichos expositores, pequenos locais de trabalho e lockers. “A relação de negócios pode se dar no café, sentado na arquibancada, participando de um workshop, palestra ou relaxando deitado numa rede”, completam.
FOTOS MARCELO DONADUSSI
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!