O arquiteto carioca Frederico Cruz coleciona mais um prêmio com a criação da mesa Cob. Dessa vez, ele conquistou Menção Honrosa na categoria profissional Uso de Painel no Prêmio Salão Design 2020, um dos mais importantes do mercado de mobiliário da América Latina. A entrega do título será durante a programação da Movesul.

A peça já conquistou o bronze no Brasil Design Award em 2018, ano que o designer participou pela primeira vez de uma premiação. O resultado deu força para seguir firme e forte no desenvolvimento de produtos, uma trajetória que iniciou em 2005, época que o design autoral ainda era pouco estimulado pela indústria e valorizado pelo consumidor e especificador. A parceria na produção de móveis em grande escala começou com a Schuster, atualmente sua rede conta com mais duas marcas catarinenses: a Hadra e Studio Ambientes.

“O Salão Design é um dos prêmios mais tradicionais focados em produto, estou muito feliz! A mesa Cob tem inspiração nos cobogós, a ideia foi criar uma peça leve com desenho que evidenciasse o jogo de luz e sombra, cheios e vazios. Estruturada em planos inclinados de maneira diferente, dependendo da incidência da luz, ela terá um aspecto diferente. Com um sistema modulado o móvel pode ser fabricado em diversos tamanhos – quadrado, retangular – sem que perca sua característica estética. Também se adapta a vários layouts”, explica Frederico sobre o conceito.

Processo Criativo

Arquiteto de formação, Frederico se interessou pelo design na prática, desenhando a marcenaria dos seus projetos de interiores e percebendo a demanda por mobiliário específico. Estudou processos Brasil afora, materiais, as transformações sociais e no morar.  

A linguagem arquitetônica – proporção, ritmo, elementos – é o foco do seu repertório inventivo, além da inovação, tema que desdobra em outras atuações e faz conexão com o seu projetar. Inclusive ele debate esses assuntos no podcast Farol Urbano, programa que entrevista profissionais da área de arquitetura e afins em busca de novas perspectivas do olhar. Recentemente também investe no estúdio Fresa, com sede em Florianópolis (SC), e tem como sócio o arquiteto Marcelo Salum, uma parceira de três anos que pesquisa o design para atender as novas necessidades do mercado e do habitar. 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário