Vadodara, Índia

POR VIVIANE FREITAS FOTOS SEBASTIAN ZACHARIAH / IRA GOSALIA

Localizada há cerca de 400km de Mumbai, a cidade de Vadodara é um importante centro industrial, cultural e educacional do oeste da Índia. E endereço da casa Ohana, cujo significado “vínculo familiar” vem do espanhol, e não do hindi, e simplifica o estilo do projeto: uma junção de espaços e experiências que privilegiam e ressoam o convívio com a família, um casal com filhos adolescentes.

Com quase 1300m², aproveita-se de um grande terreno de área rural, embora seu desenho bem definido, numa junção de volumes horizontais e marquises modernas em linhas retas reproduzam a arquitetura contemporânea urbana. Dispostos em torno da piscina, os cômodos se voltam para ela na forma de um grande L. O gazebo com lounge frente à piscina, confortavelmente equipado e com uma iluminação intimista, cumpre o objetivo de integrar o exterior com o interior, um dos principais objetivos da proposta. Conexão favorecida pela disposição dos ambientes com portas-janelas envidraçadas que se abrem para os jardins e promovem a comunicação desejada. “Levamos em consideração os pedidos dos proprietários para criar essencialmente uma caixa linear alinhada com os pontos cardeais a fim de garantir que todas as funções recebam bastante sol da manhã e desfrutem de vistas panorâmicas da paisagem adjacente. O que permite ainda maximizar o uso de luz natural”, explicam os profissionais do Atelier Design N Domain.

Mas não é apenas atrás das portas e paredes que a decoração sofisticada e o luxo marcam os detalhes. Na fachada principal, um labirinto de muros vazados de granito calibrado saúda quem chega. Disposta frente ao grande portal de madeira da entrada, uma enorme escultura de bronze, do artista local Navin Chahande, representando dois seres agachados, impõe respeito e proteção. Outras obras de arte se destacam espalhadas por todos os cômodos da casa. O brilho e colorido característicos da cultura indiana é visto sutilmente na escolha de materiais e acabamentos, como em pedras ornamentais que revestem pisos e paredes. Nos banheiros, o requinte é sintetizado em composições bem originais. Entre as comodidades: academia, sala de mídia com cinema e sauna.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário