2º Prêmio Visual Design
Apartamentos – Ouro

Inspirado numa casa, este apartamento tipo cobertura horizontal, com 350m² e localizado em Porto Alegre, traz um conceito de interiores simples, elegante e atemporal. Os clientes, uma família jovem com dois filhos pequenos, queriam um lar definitivo sem modismos, bons materiais, muita leveza e amplitude. Acabamentos nobres e resistentes foram utilizados em todos os cômodos, de maneira que se criasse um dicionário único. Elementos como a madeira natural, concreto aparente, vidro, couro e painéis brancos trazem equilíbrio e sintonia aos espaços. “O projeto foi pensado nos mínimos detalhes, desde o puxador da porta de entrada especial até o conceito de bloco multiuso ao fundo do jantar, que se transforma num bar iluminado à noite e esconde a churrasqueira quando necessário”, detalha João Pedro Crescente, que assina o projeto de interiores e móveis fixos juntamente com Raquel Zaffalon e Laís Adib.

Na parede do pé-direito duplo, composição de quadros de Sandra Rey.
Ao fundo do jantar fica o bar, bancada de apoio, churrasqueira, cervejeira e adega. Funções que ficam escondidas ou abertas por painéis de lâminas de madeira catuaba aveludada. Bancada da ilha de mármore branco Paraná e do bar de quartzo kensho. Sob o bloco de portas de vidro fica a louçaria, a cristaleira e uma TV. Os pendentes ETCH, de Tom Dixon, iluminam o conjunto.

Na metragem disponível, o imóvel reúne três suítes, estar íntimo, ampla área social, cozinha, lavabo, lavanderia e terraço. Na sala de estar com pé-direito duplo e cortinas de linho branco, foi desenhado um único sofá com 5,50m de comprimento, criando assim um conceito linear e integrado para o amplo espaço de convivência da família. Sistemas de painéis retráteis e portas invisíveis imprimem um ar sofisticado e funcional para a galeria de entrada, que se abre também para o estar íntimo.

O home office, isolado por porta camarão quando necessário. A porta camuflada no painel AMBIDESTRO arquitetura leva à ala íntima.
Enquanto que nas áreas sociais a opção foi por um piso de porcelanato de grande formato tom concreto, nas alas íntimas aplicou-se piso de madeira rústica para alto tráfego. As portas de armários brancas destacam ao fundo a vitrine de sapatos da moradora. No banheiro da suíte máster, parede de mármore branco Paraná.

Tendência crescente em décor de interiores, cobrir as paredes com lâminas de madeira natural também eleva o padrão do apartamento a níveis bem atuais. Aqui, a opção foi a catuaba aveludada, mesma adotada em toda a marcenaria fixa. É ela que compõe os painéis usados para esconder funções como churrasqueira e o home office, deixando-os à mostra apenas quando necessário. Todo o projeto luminotécnico foi baseado num cenário mais intimista em tons amarelados para aquecer os ambientes. A iluminação indireta e spots direcionáveis trazem um caráter mais dramático e aconchegante em todo apartamento. “Poucos móveis, revestimentos, espaços amplos com elegância e fluidez definem este lar como definitivo”, completa.

FOTOS MARCELO DONADUSSI

o dormitório do casal tem conjunto de armários invisíveis com puxadores tipo cava. Cabeceira da cama de couro creme e criado-mudo desenhado pelo escritório.
No estar, a laje foi deixada aparente para trazer o caráter mais despojado e industrial que os clientes almejavam. Volume da lareira de aço corten. Na décor, revestimento atemporal de couro no sofá caramelo de 5,5m de comprimento, na poltrona Charles Eames e nas mesas de centro Ora, do tipo soleta. As poltronas claras com estrutura de madeira são da Lattoog. Ao fundo, a varanda aberta com estar externo, muitas plantas e lareira outdoor confere ares de casa à cobertura.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário