2º Prêmio Visual Design
Apartamentos – Prata

Da união de três apartamentos – dois de 70m² e um de 50m² – surgiu esse amplo imóvel totalmente personalizado. Agora, com quase 200m² e ocupando um andar inteiro, a nova configuração reúne cozinha gourmet, living cinema, estar, jantar e duas suítes, além de demais utilidades. Localizado em Porto Alegre, tem projeto arquitetônico da Smart Incorporadora, com toda a personalização e o projeto de interiores assinados pela Built Arquitetura. “O casal jovem com um bebê queria um apartamento amplo e totalmente integrado, com espaço para receber os amigos, cozinha especial e também um refúgio ideal para ver filmes e, principalmente, escutar os vinis que colecionam”, conta a arquiteta Karen Bamman.

Sobre a mesa de centro de Luan del Sávio, enfeite Colar, de Irani Rigaud. O jantar tem mesa e cadeiras de Aristeu Pires, que assina as poltronas com pufe Pitu, apostos com a Tetê, de Sergio Rodrigues. Bancada gourmet da cozinha de Dekton, mesma pedra da lareira a álcool, e armários com portas padrão Rovere Castagno e microtextura pitanga.
O living cinema tem centros de comando para automatização de som, imagem e iluminação. O grande sofá preto é da Natuzzi.

Como as modificações foram feitas ainda durante a construção do edifício, foi possível desenvolver uma sequência de espaços francamente interligados, adaptando-se instalações e outras condicionantes corriqueiras de um projeto de interiores em benefício próprio. Numa faixa estreita da planta foram condensados ambientes de apoio com cozinha, lavanderia, lavabo, dormitório do bebê, banheiro e closet distribuídos junto à fachada mais opaca, permitindo maior privacidade ou compartimentação, dependendo do caso. Por outro lado, estar gourmet, jantar, living e dormitório principal juntos dominam a planta linear, gerando uma sequência fluida de espaços, com melhores condições de iluminação natural e vistas. Uma divisória de correr em marcenaria com vidros translúcidos garante a privacidade necessária ao dormitório.

Valendo-se da planta linear, o dormitório principal fica do lado das áreas sociais e do pequeno home office, sendo isolado por portas de correr. Cama, criados e cabeceira desenhados pelo escritório e executados em laca azul. Cabeceira revestida de couro cru e tapete kilim. Abaixo o closet, com estrutura padrão Pecan e frentes Amêndoa.
A madeira natural ebanizada emoldura o espelho no banheiro, acessado via porta dentro do closet.
Bancada de Dekton Glacier.

O gosto pela música transformou o living no coração da residência, com paredes e forros totalmente revestidos com cumaru, dotado de acústica especial e de uma infraestrutura de entretenimento. A mesma madeira, usada em taco no piso, promove a integração aos demais ambientes. A laje nervurada, deixada à mostra, setoriza as funções dos demais cômodos e agrada aos moradores, que apreciam a estética mais bruta.

FOTOS CRISTIANO BAUCE

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário