2º Prêmio Visual Design
Casas – Ouro

Para atender ao casal maduro, com filhos e netos, e aos demais familiares que frequentam a residência, esse refúgio de férias, na praia de Xangri-lá (RS), deveria ter uma cozinha que centralizasse os acontecimentos em torno da boa mesa. Por isso, projetada no coração da ala social, ela pode ser acessada de todos os cômodos. “Os proprietários queriam uma cozinha funcional e ampla, pois a culinária está muito presente no dia a dia deles. Nossa intenção foi fazer dela o centro da casa. Diariamente se usa o acesso do lounge, onde ela também se abre sobre uma bancada com banquetas. O outro acesso se dá pelo jantar, tendo um fluxo livre para a área de serviço e buffet com louçaria”, explica o arquiteto Marcelo Seferin, responsável pelo projeto arquitetônico, de interiores e desenho de móveis fixos.

A fachada revela os materiais naturais rústicos, mas bem contemporâneos, como pedra arenito, porcelanato Arbor e esquadrias de PVC amadeirado. Volume superior concretado in loco. No paisagismo, oliveira, fórmios e camélias.

Nos 463m², além dos ambientes de convívio que incluem estar, jantar, lounge e bar, o térreo conta com uma suíte, lavabo, áreas de serviço, dependência e depósito. O segundo pavimento dispõe quatro suítes, três delas com sacada, e um estar íntimo com copa. Bem apropriado ao estilo litorâneo, o projeto reúne uma variedade de elementos naturais, como o revestimento de pedra nas fachadas, marcando os volumes da churrasqueira e do bar. As esquadrias de PVC amadeirado dão o contraste para a pedra. Dentro, o painel de lâmina de louro-freijó é o grande atrativo do ambiente social, reforçado pelos pendentes em formatos diferentes que remetem ao mesmo matiz. Móveis tons de cinza mantêm o destaque das madeiras e deixam o verde do entorno como protagonista.

Do alto do pé-direito de seis metros de altura vê-se o estar com painel de lâmina de louro-freijó. A porta acoplada leva ao hall da suíte térrea.
Com 23m² , a cozinha é equipada com churrasqueira com dois metros de boca, fogão e coifas industriais. A porta de correr faz o isolamento quando necessário. Ao fundo, através do passa-prato, é possível ver o lounge e o estar.
O jantar com conjunto Thonart. Ao lado do buffet e cristaleira, a porta-painel da acesso à área de serviço.
O lounge foi equipado com móvel de estrutura metálica e tampo de granito preto São Gabriel, mesmos materiais da mesa de centro. Ambos desenho do escritório.

FOTOS MARCELO DONADUSSI

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário